SUS passa a oferecer arteterapia e outros serviços

Desde janeiro deste ano, serviços como arteterapia, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia e reiki são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Estes procedimentos, oferecidos pela Política Nacional de Práticas em Saúde (PICS), unem-se a outros que também já eram oferecidos desde abril de 2017, como a terapia comunitária, dança circular/biodança, yoga, oficina de massagem, auricoloterapia, massoterapia e tratamento termal/crenoterápico.

Os recursos disponibilizados para estes serviços integram o Piso da Atenção Básica (PAB) e são aplicados de acordo com a prioridade de cada gestor de município. Alguns tratamentos específicos, como a acupuntura, recebem diferentes tipos de financiamento, compondo um bloco de média e alta complexidade.

A Arteterapia

A arteterapia utiliza a arte como instrumento de autoconhecimento e processo de transformação a partir da compreensão da subjetividade e singularidade humana. É uma atividade milenar, uma arte livre, conectada a um processo terapêutico, transformando-se numa técnica especial, não meramente artística. É uma forma de usar a arte como uma forma de comunicação entre o profissional e um paciente, assim como um processo terapêutico individual ou de grupo buscando uma produção artística a favor da saúde.

Rozemar Candido, professora e vice-presidente da Associação Paranaense de Arteterapia (APAT), acredita que essa é uma oportunidade importante de levar a Arteterapia para diferentes grupos de pessoas, pois o alcance agora vai ser muito maior.

Para Rozemar, a inserção desta prática terapêutica no SUS também possibilita a valorização do arteterapeuta. “Hoje a grande maioria dos que atendem em hospitais, clínicas de oncologia, CAPS, etc. acaba fazendo isso de uma forma voluntária, porque não existe ainda essa contratação. Agora com o SUS, pode abrir até concurso para contratar esses profissionais”, conclui.

Para saber mais sobre o curso de Arteterapia oferecido pela Pós-Itecne clique aqui ou, se preferir, entre em contato pelos canais abaixo:

(41) 3092-0198

WhatsApp +55 (41) 9 87005958 ou +55 (41) 9 87005968

inscricoes@itecne.com.br