Posso fazer pós-graduação em uma área diferente da que me formei?

Posso fazer pós-graduação em uma área diferente da que me formei?

Escolher fazer uma pós-graduação é uma ótima forma de descobrir e atualizar conhecimentos, criar uma boa rede de contatos e ser valorizado pelo mercado de trabalho. Essa educação continuada permite também que o profissional alcance cargos e salários maiores do que aqueles que possuem apenas uma graduação.

E por falar em mercado de trabalho, algo que vem sendo muito valorizado é a multidisciplinaridade entre as áreas, pois amplia experiências e habilidades profissionais, formando o colaborador dos sonhos para a maioria das empresas. Muitas pessoas que buscam destacar-se em seus empregos acabam optando pela pós-graduação em campos de atuação diferentes por esse motivo.

 

Mudança de ares

Embora existam os que buscam cursos em áreas relacionadas, um grande nicho que não podemos esquecer é o dos jovens recém-formados que estão cada vez mais dispostos a mudar de área quando percebem que não estão mais tendo as suas necessidades e expectativas supridas, sejam elas financeiras, emocionais ou de realização profissional.

Para esse público, a pós-graduação como opção de mudança de foco da carreira é uma ótima saída, evitando que seja necessário realizar uma outra graduação, que pode durar quatro ou até cinco anos. Mas até que ponto essa mudança é benéfica e pode ocorrer?

 

Pode ou não pode?

Não há problema algum em você, graduado, decidir unir conhecimentos de diferentes áreas, desde que sejam áreas que tenham relação com a sua formação. Se você for um engenheiro, por exemplo, talvez cursar uma pós-graduação em zootecnia não seja a melhor escolha.

Mesmo assim, caso decida se especializar em uma área diferente, que não exija habilitação por lei para o exercício da profissão, você ainda pode correr o risco de terminar a sua pós-graduação e não conseguir emprego, já que os contratantes podem entender que você não está apto para a função.

Resumindo, você tem muito a ganhar fazendo pós-graduação em uma área diferente da sua formação original, desde que os conhecimentos sejam complementares e os conteúdos aprendidos ajudem a alavancar a sua carreira.

 

É muito importante alinhar as suas expectativas com a sua prática no mercado, pois assim você obtém o melhor para o seu lado profissional. Está buscando novos campos de atuação? Acesse www.faculdade.itecne.com.br e entre em contato:

WhatsApp: (41) 9 8700-5958 ou (41) 9 8700-5968
Telefone: (41) 3092-0198
E-mail:
ead@itecne.com.br