Uma expedição cultural para entrar na história…

Uma expedição cultural para entrar na história…

O amor pela educação, a necessidade de divulgação dos conhecimentos científicos da Arqueologia e a paixão por viagens levaram a criação de um projeto de extensão pioneiro.

 

Um projeto que nasceu de uma parceria entre instituições que tiveram como propósito aliar conhecimento e múltiplas experiências sensoriais. De um lado um arqueólogo apaixonado pela profissão com o suporte de uma instituição que se propõe a educação como forma de construção do conhecimento que leve a autonomia do indivíduo e valorização da vida, tendo como base a construção de uma sociedade mais humana, e de outro uma agência de viagens voltada para experiências diferenciadas. Essa parceria criou o projeto Expedição Cultural Itecne/ Madalena Sofia – Dial Tour, http://dialtour.com.br/  cujas aulas estão a cargo do arqueólogo Prof. Dr. Moacir Elias Santos, que visa a imersão dos participantes em diferentes sociedades pretéritas tendo como base o conhecimento do passado, com sua história, sua organização social, seus distintos modos de vida e costumes, sua religiosidade, sua arte, seus vestígios arqueológicos e monumentais que hoje são considerados patrimônio da humanidade.

Mas como funciona este projeto?

Uma forma de explicá-lo facilmente é dizer que se trata de um curso de extensão com carga horária variável para cada destino, com aulas ministradas em espaços específicos (geralmente salas de conferências de hotéis), e visitas in loco a museus, igrejas, monumentos e sítios arqueológicos. O curso é voltado para o público em geral, não sendo necessária formação prévia, pois segue um dos pilares que constituem a base do saber universitário, o da extensão, que visa atingir toda a comunidade contribuindo, assim, para a propagação do conhecimento científico. O curso é totalmente direcionado para a história e a arqueologia das sociedades antigas, dai a escolha dos destinos que são tanto no Novo Mundo (Peru, México, Chile e Bolívia) quanto do Velho Mundo (Egito, Grécia e Itália), contemplando assim, Arqueologia e História dos Povos Pré-Colombianos e a Arqueologia e História das Sociedades da Antiguidade. Além das aulas específicas e das visitas, com o saber compartilhado os participantes também realizam uma imersão nas distintas culturas locais, envolvendo a língua, os costumes, a gastronomia e o que há de melhor no turismo moderno, com boas acomodações, translados e infraestrutura necessária para uma excelente viagem de estudos.

 

A experiência do Peru e do Egito e o que o futuro nos aguarda…

O projeto foi inicialmente realizado no Peru, em janeiro de 2018, quando 25 pessoas participaram das atividades do curso que incluiu no roteiro as cidades de Lima, Cuzco e Águas Calientes, com destino a Machu Picchu. Com muita energia, com novos conhecimentos, muitas experiências e novas amizades os participantes se integraram de tal forma que novos destinos foram solicitados. Nosso segundo curso foi realizado no Egito, cuja viagem ocorreu em janeiro de 2019, com dois grupos. Ao total foram 70 participantes que estiveram conosco no curso e nas visitas as cidades de Luxor, Assuã, Cairo e Alexandria, além da navegação pelo rio Nilo. Assim, consolidou-se um projeto pioneiro que levou os seus integrantes a aproveitarem ao máximo tudo o que foi possível conhecer e aprender. Outros cursos e roteiros estão sendo planejados para outros lugares. Aproveite, conheça e participe dos nossos cursos e roteiros!

Próximos Cursos e Destinos:

Julho de 2019:

História e Arqueologia das Culturas Pré-Colombinas com viagem ao Peru

Outubro de 2019:

História e Arqueologia do Egito Antigo com viagem ao Egito

Janeiro de 2020:

História e Arqueologia das Culturas Mesoamericanas com viagem ao México