O que é ser pedagogo hoje em dia? Áreas de atuação que provavelmente você não conhece!

O que é ser pedagogo hoje em dia? Áreas de atuação que provavelmente você não conhece!

Sala de aula e Secretaria Escolar? São esses os cenários que vêm à mente quando falamos no mercado de trabalho para quem conclui um curso de Pedagogia? Pois você vai ficar surpreso com as múltiplas possibilidades de atuação para um profissional com diploma nesta área.

 

O curso se mantém entre as graduações mais procuradas no Brasil. De acordo com o Censo da Educação Superior 2017, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Pedagogia é a licenciatura que mais chama a atenção no ensino superior brasileiro. Ao longo de 2017, 44,7% das matrículas em licenciaturas foram nesse curso.

O mercado para o profissional de Pedagogia é amplo e oferece diversas oportunidades para quem conquista um diploma na área. Confira abaixo algumas possibilidades que o curso de Licenciatura em Pedagogia EAD da Faculdade Itecne pode lhe garantir:

Terceiro Setor

Profissionais da Pedagogia vêm ganhando cada vez mais espaço fora dos ambientes escolares. O Terceiro Setor é um dos espaços que precisam da expertise técnica de um pedagogo. Associações e Organizações não Governamentais (ONGs) são, muitas vezes, protagonistas em projetos que fazem interface entre educação e sociedade. Neste movimento, o pedagogo é essencial para adequar estratégias de ensino-aprendizagem a partir das especificidades educacionais de cada projeto.

Ambiente empresarial

A Pedagogia Empresarial vem ganhando cada vez mais expressividade no mercado de trabalho. Isso porque as organizações precisam de um olhar técnico para dar suporte à estruturação de mudanças por meio de estratégias de ensino. Neste espaço, o pedagogo vai planejar e executar planos e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem interna. Desenvolver e propor mudanças comportamentais e estruturais também são algumas atribuições desse profissional.

Ambiente hospitalar

Alguns hospitais e algumas unidades de saúde buscam profissionais formados em Pedagogia para acompanhar crianças e adolescentes que estão afastados dos colégios e escolas por conta de alguma doença ou tratamento. Nestes espaços, o pedagogo presta atendimento especializado para que o estudante mantenha uma rotina de ensino efetiva, podendo reintegrar-se facilmente à sala de aula ao fim do tratamento ou quando receber alta.

Ciência

Seguir carreira acadêmica é uma ótima forma de se envolver com a Pedagogia do futuro. Isso porque participar do quadro de tutores e professores no Ensino Superior e liderar pesquisas na área da Educação também são atribuições de um pedagogo. Pedagogo também faz ciência! E não é qualquer ciência. Pesquisas na área da educação são fundamentais para melhorar a qualidade do ensino no Brasil em todos os seus níveis.

Editoras

Sabia que o pedagogo profissional é responsável por elaborar materiais didáticos para o ensino fundamental e livros infantis? As principais editoras do Brasil contratam vários profissionais da Pedagogia, especializados na coordenação e na elaboração de materiais educativos diversos.

Da sala de aula à gestão

Além dessas possibilidades, o profissional formado em Pedagogia pode assumir salas de aulas em todos os níveis educacionais. O pedagogo está à frente de instituições como colégios e universidades. Isso porque o curso oferece uma visão completa de como a gestão escolar integrada pode garantir processos educacionais fluidos e sólidos.

 

Se você já sentia afinidade com a Pedagogia, talvez ter chegado até aqui tenha te despertado a certeza de que este é o curso ideal para você. Este é um panorama que a Faculdade Itecne preparou para te mostrar a importância dessa área e como ela dialoga diretamente com a sociedade em diferentes níveis.

Está esperando o quê para se tornar o próximo profissional de Pedagogia e assumir um desses desafios no mercado de trabalho? Clique e conheça o curso EAD de Licenciatura em Pedagogia.