Licenciatura em Pedagogia (EAD)

Objetivos

Formar professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços, apoio e gestão escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, realizando com uma sólida fundamentação teórico-prática a inclusão escolar de crianças, jovens ou adultos com necessidades educacionais especiais. O curso contribui ainda para o posicionamento crítico em relação às questões do ensino, sua estrutura, funcionamento e desenvolvimento da aprendizagem.

Carga horária

A matriz curricular está organizada com 56 (cinquenta e seis) disciplinas, distribuídas em 16 (dezesseis) módulos que correspondem a uma carga horária total de 3.860 (três mil, oitocentas e sessenta) horas

Investimento

Inscrição – R$ 39,00 (trinta e nove reais)

1ª parcela 200,00 (duzentos reais)*

2ª a 6ª parcela 239,00 (duzentos e trinta e nove reais)*

*valores para o primeiro semestre

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Informações

Nome: Pedagogia

Formação: Licenciatura

Modalidade: A distância

Regime: Seriado semestral

Documentos para matrícula

  • Histórico Escolar de Ensino Médio com certificado de conclusão;
  • Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento;
  • Cópia simples da cédula de identidade (RG);
  • Cópia simples do CPF;
  • 2 (duas) fotos 3×4, recentes;
  • Cópia simples do comprovante de endereço;
  • Cópia autenticada dos documentos inerentes a revalidação de estudos realizados no exterior;

Credenciamento

Parecer CNE/CES nº 128/2018 – Portaria nº 370 – DOU de 23/04/2018

Endereço de funcionamento do curso:

Cascavel-PR

Faculdade Itecne de Cascavel - Polo Sede
Av. Brasil, 8607 – Bairro Coqueiral – Cascavel/PR
CEP 85.807-030 – Fone: (45) 3226-8411

Polos Previstos:

Curitiba-PR

Centro
Polo Centro
Rua Alameda Cabral, 27 – Centro – Curitiba/PR
CEP 80.410-210 – Fone: (41) 3281-1200

Bairro Alto
Polo Madalena Sofia
Rua Santa Madalena Sofia Barat 809 Bairro Alto - Curitiba/PR
CEP 82.820-490 - Fone: (41) 3281-1200

Número de vagas

500

vagas

Turno de funcionamento

O curso a ser ofertado é na modalidade a distância

Carga horária

A matriz curricular está organizada com 56 (cinquenta e seis) disciplinas, distribuídas em 16 (dezesseis) módulos que correspondem a uma carga horária total de 3.860 (três mil, oitocentas e sessenta) horas

Período de Integralização

Mínimo de 4 (quatro) e máximo de 6 (seis) anos

Perfil profissional do egresso

Em consonância com as necessidades profissionais e sociais do setor, bem como com o proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais, buscar-se-á ao licenciado em Pedagogia a distância da Faculdade Itecne de Cascavel obter uma formação fundamentada na concepção sociocrítica de educador, com domínio e compreensão da realidade e com uma consciência que permita interferir na realidade escolar e educacional com vistas a transformá-la, tendo a docência como base.

Visamos formar um profissional que, além de estar sempre apoiado em um repertório de informações e habilidades compostos pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, seja capaz de ter ampla e consistente compreensão dos processos educativos formais e informais, atuando de maneira crítica e construtiva na educação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

Estrutura curricular

Norteado pelos princípios da flexibilização curricular, da interdisciplinaridade e da concepção e metodologia de estudos em EAD, o curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da Faculdade Itecne de Cascavel foi organizado a partir de 4 (quatro) categorias, ou Núcleos de Estudos, nas quais o discente deverá cumprir um determinado número de unidades curriculares (ou disciplinas), cada uma com seus respectivos créditos para integralizar o curso.

Núcleo de Estudos Básicos: eixo articulador da formação reflexiva do pedagogo, composto por 13 (treze) disciplinas. Tem como finalidade propor o acesso a um conjunto de disciplinas consideradas tradicionalmente como fundamentos da educação, o núcleo de conhecimentos essenciais que orientará a organização e a teorização em torno de distintas e complexas práticas educacionais e profissionais da área de formação do pedagogo;

Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos: núcleo composto por 23 (vinte e três) disciplinas, que visa oportunizar ao pedagogo a possibilidade de ser um investigador em sua profissão, um questionador de maneira ampla dos processos educativos e de gestão em ambientes educativos que fazem parte do contexto social e educacional;

Núcleo de Estudos Integradores: este núcleo é composto por 09 (nove) disciplinas e constitui um processo dinâmico na consolidação da formação do pedagogo, no qual o discente participará em vivências educacionais, estudos curriculares, atividades culturais e cientificas e em eventos de cunho educacional de maneira integrada, participativa, interdisciplinar e diversificada;

Núcleo de Prática como Componente Curricular: este núcleo é composto por 11 (onze) disciplinas práticas e presenciais, daí a proposta de um curso na Modalidade a Distância Semipresencial. Justifica-se esta proposta da IES pelas motivações teóricas e metodológicas que estão compostas e consolidadas no viés da formação integral do educando e consubstanciado nos preceitos freireanos e construtivistas. Também entende a IES que a aproximação presencial, o convívio e o sentimento de pertença se constituirão numa proposta que possibilitará os conhecimentos que levem à autonomia da pessoa e à defesa da vida.

Conteúdos curriculares

A matriz curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância está organizada com 56 (cinquenta e seis) disciplinas, distribuídas em 16 (dezesseis) módulos, a serem integralizadas em no mínimo de 04 (quatro) e no máximo 06 (seis) anos. A integralização dos componentes curriculares compreende um total de 220 (duzentos e vinte) créditos, que correspondem a 3.860 (três mil, oitocentas e sessenta) horas, já computadas as cargas horárias de Orientação de Estágio, Atividades Complementares e das Práticas Curriculares, que são atividades realizadas em relação ao eixo fundamental do currículo, objetivando sua flexibilização.

Módulo Disciplina C.H. Teórica C.H. Prática C.H. Especial C.H. Total
I Escola e Sociedade 40 40
Profissão Docente 40 40
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico 60 60
  Subtotal 140 0 0 140
II Filosofia 60 60
Formação Docente para a Diversidade 80 80
Português 50 50
Práticas Curriculares I – Profissão Docente 50 50
  Subtotal 190 50 0 240
III História da Educação 50 50
Psicologia do Desenvolvimento 70 70
Teorias da Aprendizagem 80 80
  Subtotal 200 0 0 200
IV Didática: Organização do Trabalho Pedagógico 70 70
Teorias de Currículo 60 60
Relações étnico-raciais 40 40
Práticas Curriculares II – Teorias de Aprendizagem 50 50
  Subtotal 170 50 0 220
V Políticas Públicas em Educação 80 80
Gestão de Sistemas Educacionais 70 70
Tópicos da Filosofia da Educação 60 60
  Subtotal 210 0 0 210
VI Psicologia da Educação 70 70
Educação Ambiental e Cidadania 40 40
Sociologia da Educação 70 70
Práticas Curriculares III – Gestão de Sistemas Educacionais 50 50
  Subtotal 180 50 0 230
VII Avaliação da Educação e da Aprendizagem 60 60
Literatura Infantil 40 40
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras 40 40
  Subtotal 140 0 0 140
 

VIII

 

Educação, Corpo e Movimento 40 40
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização 80 80
Gestão Escolar Integrada 80 80
Práticas Curriculares IV – Alfabetização 50 50
  Subtotal 200 50 0 250
IX Princípios e Métodos de Supervisão e Orientação Educacional 70 70
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil 80 80
Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa1 80 80
  Subtotal 250 0 0 250
X Alfabetização e Letramento: Aquisição da Escrita1 80 80
Tecnologias na Educação2 40 40
Metodologia do Ensino da Matemática1 80 80
Práticas Curriculares V – Metodologia e Prática de Ensino 50 50
  Subtotal 200 50 0 250
XI Arte no Contexto Escolar 40 40
Fundamentos Econômicos da Educação1 50 50
Noções de Negócios para o Pedagogo1 60 60
  Subtotal 150 0 0 150
XII Legislação e Políticas Públicas para a Diversidade 60 60
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial e Inclusiva 80 80
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório  I 150 150
Práticas Curriculares VI – Educação Especial e Inclusiva 50 50
  Subtotal 140 50 150 340
XIII Letramento em Libras 60 60
Educação a Distância 2 60 60
Educação de Jovens e Adultos 60 60
  Subtotal 180 0 0 180
XIV Dimensões da Não-aprendizagem 60 60
Psicomotricidade 40 40
Processos Educativos Não-formais1 60 60
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II 130 130
Práticas Curriculares VII  – Educação de Jovens e Adultos 50 50
  Subtotal 160 50 130 340
XV Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino das Ciências1 80 80
Fundamentos Teóricos e Práticos de Ensino de Geografia 80 80
  Subtotal 160 0 0 160
XVI Fundamentos Teóricos e Práticos de Ensino de História 80 80
Direitos Humanos 50 50
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório III 120 120
Práticas Curriculares VIII – Recursos Pedagógicos 50 50
  Subtotal 130 50 120 300
Total   2.780 400 400 3.580

 

Total de Horas do Curso 2.780
Orientação para o TCC* 40
Atividades Complementares** 240
Práticas Curriculares 400
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório 400
Optativas  
Carga Horária Total do Curso 3.860
   

 

(*) A orientação do desenvolvimento do TCC ficará por conta do professor orientador com aulas atribuídas nos componentes curriculares. Caberá ao professor orientador conduzir o processo de ensino-aprendizagem para possibilitar a compreensão dos aspectos sociais, técnicos e culturais de uma situação real de trabalho, promover o amadurecimento de instrumentos teórico-metodológicos específicos que contribuam na produção de conhecimentos, integrar teoria e prática como momentos indissociáveis do processo de ensino-aprendizagem e desenvolver competências e habilidades relativas ao diagnóstico, à investigação, à análise e à resolução de problemas.

(**) As atividades complementares a serem desenvolvidas no decorrer do curso respeitarão as normalizações da IES. Para a integralização de matriz curricular serão contempladas 200 (duzentas) horas de estudos independentes, em atividades de ensino, Pesquisa e Extensão, desenvolvidos pelo acadêmicos no decorrer do curso e comprovadas através de certificados/declarações junto à coordenação, sendo requisito para conclusão do mesmo.

(***) As práticas, ao longo da formação do educando, completarão a proposta de um curso na modalidade a distância de forma semipresencial com as práticas presenciais. Justifica-se esta proposta da IES pelas motivações teóricas e metodológicas que estão compostas e consolidadas no viés da formação integral do educando e consubstanciada nos preceitos freirianos e construtivistas. Também entende a IES, fundamentada em sua missão, que a aproximação presencial, o convívio e o sentimento da pertença se constituirão numa proposta que possibilitará os conhecimentos que levem à autonomia da pessoa e à defesa da vida.