Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (EAD)

Objetivos

Contribuir para a habilitação do profissional da área no desempenho das funções de elaboração e implantação de planos de negócios, utilizando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial, especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos.

No âmbito interno das organizações, o curso preparará um profissional focado nos processos empresariais que observa, estuda e propõe análises e propostas de economia e que tem eficiência nos processos e, por consequência, nos resultados das organizações

Visa ainda proporcionar habilidades para lidar com pessoas, capacidade de comunicação e de trabalho em equipe, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos.

Carga horária

A matriz curricular está organizada em 04 (quatro) módulos que correspondem a uma carga horária total de 1.850 (mil, oitocentas e cinquenta) horas.

Investimento

Inscrição – R$ 39,00 (trinta e nove reais)

1ª parcela 150,00 (cento e cinquenta reais)*

2ª a 6ª parcela 189,00 (cento e oitenta e nove reais) *

*valores para o primeiro semestre

Quer saber mais?

Informações

Nome: Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

Formação: Tecnólogo

Modalidade: A distância

Regime: Seriado trimestral / semestral

Documentos para matrícula

  • Histórico Escolar de Ensino Médio com certificado de conclusão;
  • Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento;
  • Cópia simples da cédula de identidade (RG);
  • Cópia simples do CPF;
  • 2 (duas) fotos 3×4, recentes;
  • Cópia simples do comprovante de endereço;
  • Cópia autenticada dos documentos inerentes a revalidação de estudos realizados no exterior;

Credenciamento

Parecer CNE/CES nº 128/2018 – Portaria nº 370 – DOU de 23/04/2018

Endereço de funcionamento do curso:

Cascavel-PR

Faculdade Itecne de Cascavel - Polo Sede
Av. Brasil, 8607 – Bairro Coqueiral – Cascavel/PR
CEP 85.807-030 – Fone: (45) 3226-8411

Polos Previstos:

Curitiba-PR

Centro
Polo Centro
Rua Alameda Cabral, 27 – Centro – Curitiba/PR
CEP 80.410-210 – Fone: (41) 3281-1200

Bairro Alto
Polo Madalena Sofia
Rua Santa Madalena Sofia Barat 809 Bairro Alto - Curitiba/PR
CEP 82.820-490 - Fone: (41) 3281-1200

Número de vagas

500

vagas

Turno de funcionamento

O curso a ser ofertado é na modalidade a distância

Carga horária

A matriz curricular está organizada em 04 (quatro) módulos que correspondem a uma carga horária total de 1.850 (mil, oitocentas e cinquenta) horas.

Período de Integralização

Mínimo de 02 (dois) e máximo de 03 (três) anos

Perfil profissional do egresso

Os alunos receberão uma formação especializada, alinhada à qualidade de serviços, comprometimento ético, proativismo e autonomia intelectual, embasada em projetos empresariais, estímulo da criatividade e na solução de problemas focados na área de atuação de gestão empresarial.

O egresso deste curso caracterizar-se-á por: compreender a necessidade de gerir pessoas junto às organizações; aplicar os princípios de legislação social e trabalhista, comercial e tributária; desenvolver e implementar planos de processos nas áreas administrativas empresariais; reconhecer o papel de facilitador interno e externo às organizações; atuar ativamente na mediação de conflitos e solução de problemas, no que tange do aspecto empresarial interno e externo.

O graduado em Tecnologia em Processos Gerenciais deverá, ainda, ser identificado por múltiplas competências e habilidades adquiridas durante sua formação acadêmica convencional, teórica, prática e até mesmo fora dela. Nesse sentido, visando à formação de profissionais que demandem o domínio da gestão em Processos Gerenciais, o egresso terá capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro dos diversos saberes que compõem a formação universitária.

O profissional deverá, ainda, estar compromissado com a ética, com a responsabilidade social e com as consequências de sua atuação no mundo do trabalho. Finalmente, deverá ampliar o senso crítico necessário para compreender a importância da busca permanente da gestão continuada e do desenvolvimento profissional.

Estrutura curricular

O curso está fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico, consubstanciadas na legislação atinente. O curso compreende as competências profissionais, tecnológicas, gerais e específicas, incluindo os fundamentos científicos e humanísticos necessários ao desempenho profissional do graduado, voltado para núcleos de formação básica, de análise e de consolidação em processos gerenciais.

Atende aos termos da LDBEN nº 9.394/96, das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, da Resolução CNE/CP nº 01/2004, fundamentada pelo Parecer CNE/CP nº 3/2004, que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; com a inclusão nos conteúdos da disciplina Cultura e Literatura Africana e Indígena, que trazem reflexões acerca das relações étnico-raciais, bem como o tratamento das questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes e aos indígenas e sua historicidade.

A matriz atende aos dispositivos legais previstos no Parecer CNE/CP nº 8/2012 e na Resolução CNE/CP nº 1/2012, que tratam das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, que também está atendida na disciplina de Direitos Humanos. Contempla ainda a Lei nº 12.764/2012, que trata da Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Estas disciplinas têm por finalidade tratar da temática global dos Direitos Humanos em seus processos de promoção, proteção, defesa e aplicação na vida cotidiana e cidadã de sujeitos de direitos e de responsabilidades individuais e coletivas.

A Educação Ambiental, prevista na Lei nº 9.795/99 e no Decreto nº 4.281/202, está prevista na matriz curricular do curso na disciplina Gestão, Educação Ambiental e Cidadania.

A matriz curricular contempla também a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como disciplina optativa, em atendimento ao Decreto nº 5.626/2005 e à Lei nº 10.436/2002, na disciplina Letramento em LIBRAS.

Norteado pelos princípios da flexibilização curricular, da interdisciplinaridade e da concepção e metodologia de estudos em EAD, o Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais a distância da Faculdade Itecne de Cascavel foi organizado a partir de três áreas do conhecimento e distribuído na representação gráfica curricular em quatro módulos ou núcleos de estudos.

As referidas áreas do conhecimento se dividem da seguinte forma:

Conteúdos curriculares

A matriz curricular do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais a distância está organizada com 27 (vinte e sete) disciplinas, distribuídas em 03 (três) áreas do conhecimento e 04 (quatro) módulos, a serem integralizados em no mínimo 02 (dois) e no máximo 03 (três) anos. A integralização dos componentes curriculares compreende um total de 1.690 (mil, seiscentas e noventa) horas.

MÓDULO DISCIPLINA C.H. TOTAL
I Gestão das Funções Organizacionais 75
Empreendedorismo 75
Comunicação Empresarial 60
Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão 75
Cultura e Literatura Africana e Indígena 45
Gestão, Educação Ambiental e Cidadania 30
Direitos Humanos 40
  Subtotal Semestre 400
II Contabilidade 75
Diagnóstico Organizacional 75
Recursos Humanos: Fundamentos e Processos 75
Estratégia em Recursos Humanos 45
Motivação e Liderança 75
Comportamento do Organizacional 75
  Subtotal Semestre 420
III Logística: Fundamentos e Processos 75
Economia e Mercado 45
Fundamentos em Finanças 120
Auditoria Contábil 45
Gestão de Estoques e Operações industriais 75
Produção: Fundamentos e Processos 75
  Subtotal Semestre 435
IV Gestão de Processos da Qualidade 75
Comportamento do Consumidor e Marketing de Relacionamento 75
Sistemas de Informações Gerenciais 45
Estratégia Empresarial 75
Fundamentos de Projetos 45
Direito Empresarial 45
Tópicos Gerenciais Contemporâneos 75
  Subtotal Semestre 435
Subtotal de Horas do Curso 1690
Total de Atividades Complementares (sendo 40h por semestre)  160
  Total de Horas do Curso 1850
Optativa: Libras 75

 

 

            TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Conforme parecer CNE/CES nº 239/2008, a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para cursos superiores de tecnologia é facultativa. Desta forma, o presente curso utilizará como forma de avaliação final a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso.

Portanto, em conformidade com o Projeto Pedagógico deste curso, com o Regulamento e com o Manual Monográfico, temos por finalidade normatizar o Trabalho de Curso do CST Processos Gerenciais da Faculdade Itecne, ao qual devem submeter-se os acadêmicos matriculados no 4° período do referido curso.

O TC do CST em Processos Gerenciais na modalidade EAD da Faculdade Itecne poderá ser desenvolvido junto a empresas públicas e/ou privadas, dos mais diversos campos, dentro de um tema delimitado por linhas teóricas nas seguintes áreas: Gestão Empresarial; Gestão em Recursos Humanos; Gestão em Marketing; Gestão Financeira e Gestão de Operações e Logística, sendo desenvolvido por meio de atividades práticas, de pesquisa e/ou de diagnose.

A partir de um tema estabelecido, centrado no campo de abrangência da carreira escolhida, o aluno deverá construir um Artigo Acadêmico, o qual consiste numa prática de aprofundamento, investigação, incursão em bibliografias criteriosamente selecionadas, apontamento de diretrizes e conclusões próprias, cuja base seja o conhecimento figurante na contemporaneidade acerca da temática eleita.

A execução do Artigo exige, portanto, pesquisa aprofundada, levantamento bibliográfico, coleta de dados e desenvolvimento textual pertinente e estritamente ligado ao tema selecionado.