5 dicas para preparar sua rotina de estudos

5 dicas para preparar sua rotina de estudos

Para muitos, iniciar um novo ano significa planejar quais serão as prioridades e realizações desejadas para os próximos 365 dias. Com a rotina de estudos não pode ser diferente. Seja buscando aprovação em provas e vestibulares ou o aprimoramento de seus conhecimentos por conta própria, essas atividades podem ser estressantes e custosas, já que muitas pessoas têm dificuldade em se concentrar naquilo que precisam cumprir.

 

Superar esse obstáculo é o primeiro passo para organizar sua rotina de estudos para o ano todo, definindo um caminho para seu objetivo central. Pensando nisso, a Faculdade Itecne separou cinco dicas que serão muito úteis para você preparar seus estudos.

Planeje o que você precisa estudar

Antes de começar na pressa, pare por alguns minutos e coloque tudo no papel. Defina qual é seu objetivo final e mapeie tudo o que você vai precisar estudar para isso. Deixe claro também cada um dos seus objetivos menores, e pense em qual seria o momento ideal para você se dedicar a cada uma dessas tarefas. Seja sincero consigo mesmo e não se comprometa com coisas impossíveis de serem cumpridas no tempo que você tiver disponível. Coloque essas anotações em um local bem visível do seu dia a dia, para que você tenha claro quais são suas metas e sempre possa relembrá-las.

Distribua

O passo seguinte é distribuir suas atividades para concretizar esses planos. Se à sua frente há um grande desafio ou problema e parece impossível descobrir por onde começar, dividir as tarefas será um alívio. Comece dividindo a sua grande resolução de estudos para o ano em conquistas mensais, semanais e diárias. Separe tudo aquilo que precisa estudar em blocos bem distribuídos no decorrer do seu dia, defina uma quantidade de horas de estudo padrão e procure respeitar isso. Ao começar um novo dia de tarefas, coloque sempre quais são seus objetivos até o fim daquele bloco de estudos, realizando um passo de cada vez rumo à meta maior. Assim você trabalha ativamente nos seus objetivos de longo e curto prazo.

Concentre-se em uma coisa de cada vez. Ansiedade e estresse só farão você ficar mais improdutivo, então faça também algumas pausas, sempre programadas. Procure não abusar desses descansos, entendendo eles como uma recompensa por você ter finalizado e estar dentro de suas metas.

Concentre-se

O ato de estudar é uma atividade de você com você mesmo. Para obter concentração, o ideal é estudar em um lugar calmo e sem interferências externas. Para muitas pessoas, ficar em casa pode ser um problema e o ideal é buscar espaços de estudo, como bibliotecas.

Além disso, é essencial ter o conhecimento de seu horário ideal de estudo, aquele em que você tem mais disposição para realizar as atividades sem que isso comprometa as outras obrigações do seu dia. É recomendado que este bloco de horas de estudo seja definido e seguido com disciplina sempre que possível, se concentrando exclusivamente nessa tarefa. Para isso, é essencial também deixar de lado o celular e as redes sociais. Priorize seus esforços e fique longe da internet o máximo possível.

Pratique muito!

Se o seu objetivo é passar em uma prova, você deve focar muitos de seus esforços em fazer testes como simulados. Isso te permitirá entender o formato e as estratégias de cada avaliação. Se é um vestibular e envolve redação, por exemplo, aplique a mesma lógica e pratique ao máximo a sua escrita. Além de medir o seu conhecimento e habilidades, simulações como essas deixarão você familiarizado com a situação para quando ela chegar. E, se estudar para uma prova pode ser intimidante, lembre-se antes de tudo que seu objetivo é aprender e melhorar, e não gabaritar. Não deixe de distribuir todo o conteúdo e estudar por partes, se achar necessário.

Revise os conteúdos

Uma aula dada deve ser uma aula estudada. Se você viu um conteúdo pela manhã, mesmo que por conta própria, tente resumi-lo durante a tarde para que você memorize os pontos importantes. Procure também fazer anotações à mão durante o seu processo de aprendizado: ao contrário da digitação, passar uma mensagem de forma manuscrita é uma das maneiras mais eficazes de se concentrar e revisar, memorizando o conteúdo e o associando de forma mais física. Como resultado, as informações ficam mais claras na nossa mente.

 

Pronto para realizar seu plano de estudos para 2019 e ingressar na graduação dos seus sonhos? Com cursos presenciais e a distância, a Faculdade Itecne está pronta para te ajudar! Acesse www.faculdade.itecne.com.br entre em contato:

WhatsApp (41) 9 8700-5958 ou (41) 9 8700-5968
Telefone: (41) 3092-0198
E-mail:
ead@itecne.com.br